CARACTERISTICAS DA BLOCKCHAIN

Existem dois tipos de Blockchain: Públicas e as Privadas ou Permissionadas:

Para melhor compreender as diferenças, utilizando uma analogia simples e bastante presente no cotidiano dos ambientes corporativos, considere os aspectos comparativos entre a Internet, que é pública e disponível para todos, e as intranets, que são criadas por entidades específicas e disponíveis apenas para certos indivíduos com permissão.

Podemos, dessa forma, melhor definir cada um deles:

- Blockchains públicas são descentralizados e acessíveis a qualquer usuário da rede, independentemente da origem do seu acesso. As transações são verificadas publicamente e permanecem disponíveis em domínio público. Para assegurar a integridade do sistema e validar as transações, incentivos financeiros para os participantes da rede e mecanismos consensuais são embutidos no sistema. Considerando estar disponível para todos, aperfeiçoamentos são feitos por consenso dos participantes. Pelo fato do acesso ser aberto constata-se maior encorajamento de participação e faz com que seja mais provável que as redes de Blockchains públicas sejam, no futuro próximo, empregadas em uma maior variedade de aplicações.

- Blockchains privadas são configuradas e mantidas por uma entidade privada. Protocolos de segurança controlam e limitam o acesso das partes autorizadas. As transações são verificadas dentro da própria rede e podem, potencialmente, ser alteradas internamente, o que possibilita operadores a corrigirem erros. Essa característica não é permitida em Blockchains públicas, considerando que isso pode gerar riscos de segurança. Blockchains privadas podem automatizar transações mais rapidamente – geralmente dentro de segundos – porque eles operam em redes mais centralizadas e composta por poucos computadores.

A rede Blockchain já faz parte da história da internet. Inicialmente criada para a realização de transações financeiras, trata-se de uma verdadeira revolução cuja utilização pode ser feita nas mais diversas áreas tendo como limitação apenas a criatividade humana. Da mesma forma que a internet dos dias atuais apresenta ferramentas de utilização que eram totalmente imprevistos antes da criação da World Wide Web em 1994, difícil dizer neste momento quais as possibilidades de aplicação das cadeias de blocos.

4 visualizações
DOAÇÕES 
BTC: 3HhYh6wwq4SCTu956pt4xLK5J68vCCCbcu
ETH: 0xc154ff56bd8a079baad7bf02eec88c7ffc14abef
LTC: MH97DWVakHvASRNMXgZ3NYcXZpxrmxgx3k
ATM$: ATM-3CEK-S6KE-4JCE-6HFMY
  • Facebook Round
  • Twitter Round
  • Google+ - Black Circle

© WIKICRYPTOMARKET 2018

CNPJ: 08.568.124/0001-80