Embratel destaca que 5G e blockchain podem impulsionar a Internet das Coisas



A Embratel, uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil, revelou com exclusividade ao Criptomoedas Fácil que vem trabalhando em aplicações que envolvem blockchain e Internet da Coisas (IoT) e, assim como têm apontado inúmeros especialistas, reforçou que a tecnologia 5G tem a capacidade de revolucionar as aplicações baseadas em IoT.

No caso do 5G, existe uma “guerra global” sobre a tecnologia, que inclusive tem motivado o presidente Donald Trump a pedir uma espécie de “boicote ocidental” (até o momento sem sucesso) à empresa chinesa Huawei. No Brasil, para demonstrar o potencial desta nova tecnologia, a operadora de telecomunicações Claro/NET juntou-se justamente com à Huawei e à Rede Globo para fazer a demostração de uma transmissão de vídeo Ultra-HD 8K em uma rede experimental 5G durante a Futurecom 2018.

Sobre blockchain, Eduardo Polidoro, Diretor de Negócios de IoT da Embratel, destacou que a companhia entende que a tecnologia tem grande potencial para uso em IoT, devido, principalmente, à sua característica de imutabilidade.




“UM EXEMPLO DE ONDE JÁ PROMOVEMOS SUA UTILIZAÇÃO É NO SEGMENTO DE AGRONEGÓCIO. O ARMAZENAMENTO EM BLOCKCHAIN DE DADOS IMPORTANTES E SENSÍVEIS DURANTE O PLANTIO TRAZ A POSSIBILIDADE DE UM CONTROLE DE QUALIDADE MUITO MAIS EFETIVO E, CONSEQUENTEMENTE, UM POTENCIAL DE DIFERENCIAÇÃO DA QUALIDADE DOS PRODUTOS – MESMO QUE SEJAM COMMODITIES – SEJA NA PRODUÇÃO, TRANSPORTE OU ARMAZENAMENTO. ISSO TRAZ EFETIVAMENTE MAIS VALOR E RECEITA PARA OS PRODUTORES, TRADINGS, E OUTROS AGENTES NO SEGMENTO. OUTRA POTENCIAL UTILIZAÇÃO DE BLOCKCHAIN ESTÁ NO SETOR DE SAÚDE, NO QUAL, POR MEIO DE SENSORES DE TEMPERATURA, UMIDADE E LUZ, É POSSÍVEL GARANTIR QUE PRODUTOS SENSÍVEIS TENHAM SIDO TRANSPORTADOS E ARMAZENADOS CORRETAMENTE ATÉ A HORA DE SEU CONSUMO. ISSO É VÁLIDO, POR EXEMPLO, PARA VACINAS QUE NECESSITAM RESFRIAMENTO CONTÍNUO E MEDICAMENTOS QUE OXIDAM QUANDO EXPOSTOS À LUZ”, AFIRMOU.

Polidoro explicou também o porque da importância da rede 5G, que, como tem mostrado o Criptomoedas Fácil, pode ser um divisor de águas no setor de telecomunicações e representar a verdadeira base para o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT).

“Acompanhamos os desenvolvimentos em 5G e ele faz parte de nossa estratégia. O 5G trará a possibilidade de novas aplicações que precisam de baixíssima latência, como carros autônomos. No entanto, ainda podemos ganhar muita eficiência usando as redes 4G; ainda há muito trabalho a ser desenvolvido em IoT usando 4G.  Estamos prestes a lançar comercialmente as redes NB-IoT e CAT-M, que trazem muitos ganhos em relação às redes 2G e 3G. Com o consumo baixo de energia dos dispositivos NB-IoT ou CAT-M, muitas aplicações novas serão criadas. Um exemplo simples que facilita a visualização desse cenário está na coleta seletiva. Poderíamos ter uma coleta seletiva eficiente, na qual o caminhão passa recolhendo o lixo somente quando a lixeira está cheia, e não quando ainda não foi completamente utilizada. Isso só é possível com o uso de sensores que funcionam à bateria. Essa aplicação é possível com as novas redes NB-IoT e CAT-M de baixo consumo”, finalizou.


Ao Criptomoedas Fácil, a ANATEL disse que o 5G significa um aumento na eficiência das telecomunicações como um todo e as redes estão sendo projetadas para possuírem baixa latência e capacidade para suportar grande número de conexões simultâneas, com baixo consumo de energia. Por essa razão, existem condições mais propícias para a expansão do uso de dispositivos IoT, que devem ser integradas com aplicações em blockchain para diferentes processos, desde negociações máquina-a-máquina à remuneração aos usuários por fornecimento de dados e poder computacional.


Fonte: Criptomoedas Fácil

5 visualizações
DOAÇÕES 
BTC: 3HhYh6wwq4SCTu956pt4xLK5J68vCCCbcu
ETH: 0xc154ff56bd8a079baad7bf02eec88c7ffc14abef
LTC: MH97DWVakHvASRNMXgZ3NYcXZpxrmxgx3k
ATM$: ATM-3CEK-S6KE-4JCE-6HFMY
  • Facebook Round
  • Twitter Round
  • Google+ - Black Circle

© WIKICRYPTOMARKET 2018

CNPJ: 08.568.124/0001-80