Entenda o que são chaves privadas e públicas de forma simples

Nesse vídeo vamos entender o significado de chaves!

O que são chaves privadas e públicas.


Qual é a importância delas e como guardá-las.


De forma bem conceitual, chave é o direito de propriedade, ou um objeto que abre alguma coisa. Pense em um exemplo simples, todos que tem um carro, tem uma chave. Ela dá direito ao dono da chave de acessar o veículo e demonstra que ele é proprietário desse carro, pelo menos teoricamente. Se eu, como dono do veículo, perder essa chave, posso pegar a minha chave reserva (chave backup) e utilizá-la. Esse conceito se aplica às chaves que quero explicar pra você.


Para tudo ficar bem explicado, preciso explicar pra você o conceito de CRIPTOGRAFIA DE CHAVE de uma maneira bem simples. Ela surgiu na década de 70 com o avanço da tecnologia computacional e da segurança da informação. A criptografia de chave foi inventada para possibilitar o acesso a algum conteúdo criptografado. Na sua terminologia, criptografia significa “palavra secreta”. Ou seja, quando eu envio algum conteúdo criptografado para alguma pessoa, ela precisará de uma chave específica para acessar o que enviei. É uma espécie de senha!


Em relação ao Bitcoin, em todos momentos em que uma transação é realizada existe uma validação digital respectivamente necessária que dá direito de posso dessas moedas. A responsável por essa validação é a CHAVE PRIVADA.


As chaves públicas são como um número de conta corrente de banco gerada pelas chaves privadas. É o número da carteira de Bitcoins. É lá que você coloca os seus Bitcoins e os protege com a sua chave privada que, por sua vez, é uma assinatura digital que valida toda e qualquer transação de Bitcoins. É simplesmente a senha da sua carteira.


De forma resumida, chave pública tem a mesma função que sua conta bancária e a chave privada é sua senha para acessá-la e para validar qualquer transação. Tudo isso é feito por meio da criptografia dando segurança a toda e qualquer informação gerada nesses processos.


Ah, e lembre-se de uma coisa: se você tem as chaves privadas de uma carteira, quer dizer que você é o dono dela. Por isso, nunca forneça essas chaves pra ninguém!






5 visualizações
DOAÇÕES 
BTC: 3HhYh6wwq4SCTu956pt4xLK5J68vCCCbcu
ETH: 0xc154ff56bd8a079baad7bf02eec88c7ffc14abef
LTC: MH97DWVakHvASRNMXgZ3NYcXZpxrmxgx3k
ATM$: ATM-3CEK-S6KE-4JCE-6HFMY
  • Facebook Round
  • Twitter Round
  • Google+ - Black Circle

© WIKICRYPTOMARKET 2018

CNPJ: 08.568.124/0001-80