Investimentos e Juros Real e Nominal - Entenda as Diferenças



Em 2020, a discussão a respeito de taxas de juros ganhou novos ares. Afinal, se no mundo os juros zero e até negativos foram a regra nos últimos anos, o Brasil ficou de fora dessa onda por muito tempo.

Basta lembrar que, até 2016, a nossa taxa de juros (Selic) estava em 14% ao ano, enquanto a taxa de juros dos Estados Unidos estava em 0%. Já a Europa e o Japão adotaram taxas negativas, o que significa que os investidores pagam para emprestar dinheiro a esses governos.

E com esses movimentos heterodoxos dos juros, cresceu a busca por ativos que ofereçam retornos reais mais altos aos investidores. Aliás, a expressão retorno real também passou a ganhar importância. Mas você sabe o que isso significa?

Os dois tipos de juros

Quando vamos investir em um produto qualquer, é normal prestarmos atenção à taxa de juros descrita naquele fundo. Por exemplo, um fundo de renda fixa que tem rentabilidade de 10% ao ano. Isso significa que o nosso rendimento ao investir naquele fundo será de 10% todos os anos, certo?

Bem, não. Aliás, não exatamente.

Aqueles 10% são o rendimento do fundo, de fato, mas isso não significa que todo aquele rendimento será aproveitado por você. Isso porque esse é apenas o juro nominal que rende aquele fundo. Para sabermos qual vai ser o seu lucro, é preciso calcular o juro real. E vamos saber a diferença entre esses dois tipos de juros.

Juro nominal

O juro nominal é o juro que está escrito no prospecto de um fundo, título ou outra aplicação financeira. No caso do nosso fundo de exemplo, o juro nominal é de 10% ao ano.

Entretanto, esse juro nominal tende a sofrer uma série de pequenos descontos. Por exemplo, o fundo pode ter incidência de imposto de renda, e esse imposto será descontado de parte dos rendimentos do fundo. Além disso, existe a tão temida inflação, que destrói o poder de compra do seu dinheiro lentamente. Ela também come parte do juro nominal do seu investimento.

Juro real

Se o juro nominal é a taxa de rentabilidade descrita no fundo, o juro real indica quanto você vai receber após todos os descontos vistos no subtópico anterior.

Assim, voltemos ao fundo de 10%. Digamos que esse fundo tenha uma cobrança de 20% de imposto de renda anual, mais uma taxa de administração de 2% ao ano. Subtraindo esses valores, temos uma rentabilidade de 7,8%.

Por fim, vamos supor que, nesse período anual, a inflação registrada oficialmente (no caso do Brasil, pelo índice IPCA) tenha sido de 4%. Então, retirando a inflação dos rendimentos do nosso fundo, temos uma rentabilidade final de 3,8% ao ano.

Viu a diferença? Nosso fundo de rentabilidade de 10% ao ano entregou um retorno real (após todos os descontos) de apenas 3,8%. Impostos, taxas e a inflação corroeram quase 70% da rentabilidade nominal do investimento.

Rentabilidade negativa

Dizem que não há como perder dinheiro na renda fixa, mas isso não é verdade. Se um investimento tiver baixa rentabilidade ou altas taxas de administração - ou se a inflação do período for muito alta - você pode perder dinheiro.

Por exemplo, se o nosso fundo rendesse apenas 6% ao ano ao invés de 10%, a rentabilidade passaria de 3,8% para -0,2%. Isso significaria que embora seu dinheiro tenha crescido 10% ao ano em termos nominais, na prática você perdeu 0,2% de poder de compra.

O mesmo aconteceria se a inflação dobrasse para 8% ao ano, algo que não é incomum na história do Brasil.

Conheça seus investimentos por completo

Por conta disso, não basta apenas conhecer a rentabilidade que um investimento tem no papel. É preciso saber quais as taxas que ele cobra, quais as alíquotas de imposto que incidem nessa aplicação e, principalmente, como o governo está cuidando da inflação da moeda.

Com taxas de juros nas mínimas históricas no Brasil, é preciso mais do que nunca evitar perder dinheiro com investimentos ineficientes.

2 visualizações
DOAÇÕES 
BTC: 3HhYh6wwq4SCTu956pt4xLK5J68vCCCbcu
ETH: 0xc154ff56bd8a079baad7bf02eec88c7ffc14abef
LTC: MH97DWVakHvASRNMXgZ3NYcXZpxrmxgx3k
ATM$: ATM-3CEK-S6KE-4JCE-6HFMY
  • Facebook Round
  • Twitter Round
  • Google+ - Black Circle

© WIKICRYPTOMARKET 2018

CNPJ: 08.568.124/0001-80